Bibliografia recomendada 2012

Lista Teses e Dissertações
Palavras chave: cegueira, baixa visão, deficiência visual.

BARBIERI, Lydia da Cruz Marques. Prevalência de anormalidades visuais em crianças com deficiência mental. 2002. 161p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
Orientador: Maria Amélia Almeida (CECH – UFSCar).

BASSO, A. Natação para bebês com necessidades especiais: efeito de um programa de estimulação aquática. 2011. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
PDF - Texto completo para download.

CADER-NASCIMENTO, Fatima Ali Abdalah Abdel. Implementação e avaliação empírica de programas com duas crianças surdocegas, suas famílias e a professora. 2003. 250p. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
PDF - Tese de Doutorado

CAMBRUZZI, R. C. S. Comunicação entre mãe e adolescente surdocega: construção de significados compartilhados. 2007. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
PDF - Texto completo para download

CARVALHO, B. G. E. Triagem visual de bebês prematuros: verificação da aplicabilidade do "Método de Avaliação da Conduta Visual de Lactentes". 2005. 126p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
PDF - Texto completo para download

CARVALHO, T. A. Habilidades sociais em profissionais com deficiência incluídos em ambiente organizacional: estudos de caso. 2009. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
PDF - Texto completo para download

COSTA, Carolina Severino Lopes da. Um estudo de caso com uma criança cega e uma vidente (gêmeas idênticas): habilidades sociais das crianças, crenças e práticas educativas da mãe. 2005. 104p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
PDF - Texto completo para download

COSTA, Vanderlei Balbino da. A prática social da convivência escolar entre estudantes deficientes visuais e seus docentes: o estreito caminho em direção à inclusão. 2009. 248f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
PDF - Texto completo para download

DALL'ACQUA, Maria Julia Canazza. Estimulação da visão subnormal de uma criança no ambiente escolar: um estudo de caso. 1997. 257p. Tese (Doutorado em Metodologia do Ensino) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1997.
Orientador: Nivaldo Nale (CECH – UFSCar).

FERREIRA, B. C. A Identificação de sentimentos e desempenho empático em crianças cegas e videntes: um estudo comparativo e multimodal. 2008. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.
PDF - Texto completo para download

FRANCO, J. R. O significado da cegueira para pessoas que perderam a visão na idade adulta. 2002. 109p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002
Orientador: Tarcia Regina da Silveira Dias (CECH – UFSCar).

GEBRAEL, T. L. R. Programa de capacitação de docentes para promover independência de crianças com baixa visão nas atividades de vida diária: PRÓ-AVD. 2009. 128F. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
PDF - Texto completo para download

GODOY, Ana Maura Azevedo de. Indicadores de empatia em crianças com baixa visão e em seus pais: um estudo de caso. 2007. 112f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.
PDF - Texto completo para download

IKONOMIDIS, V. M. Estudo exploratório e descritivo sobre inclusão familiar de crianças com surdocegueira pré-linguística. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
PDF - Texto completo para download

MUNSTER, Mey de Abreu Van. Esportes na natureza e deficiência visual: uma abordagem pedagógica. 2004. 309p. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.
PDF - Munster,MeydeAbreuVan Tese.pdf

NUNES, Inacia Maria. A aquisição de conhecimentos sobre diferentes conceitos em crianças cegas totais com diferentes historias de vida: uma investigação. 2002. 127p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.
Orientador: Maria Amélia Almeida (CECH – UFSCar).

OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de. Análise do uso da linguagem em crianças com deficiência visual sob uma perspectiva funcional. 2004. 205p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
PDF - Texto completo para download

OLIVEIRA, P. S. Avaliação do esquema corporal em crianças com cegueira congênita: um estudo exploratório. 2011. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
PDF - Texto completo para download

ORLANDO, Patricia D’Azeredo. O colega tutor de alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física. 2010. 75f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.
PDF - Texto completo para download

PAULINO, V. C. A criança com cegueira congênita na escola: uma análise da mediação de conceitos. 2010. 190f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
PDF - Texto completo para download

PEREIRA, J. L. C. Centro de Apoio Pedagógico: avaliação dos serviços CAP-MA para educação de pessoas com deficiência visual. 2010. 285f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2011.
PDF - Texto completo para download

RAMOS, J. J. C. Acessibilidade para a pessoa com cegueira em trilhas. 2009. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.
PDF - Texto completo para download

SANTOS, Flávia Daniela dos. A aceitação e o enfrentamento da cegueira na idade adulta. 2004. 141p. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.
PDF - Dissertação de Mestrado

 

Ações do documento