Histórico

Criada em 1968, a Universidade Federal de São Carlos foi a primeira Universidade Federal do interior do Estado de São Paulo. Desde 1970, a UFSCar oferece ensino público, gratuito e de qualidade, promovendo valores democráticos e de cidadania e identificando a sua atuação com o compromisso que tem com a sociedade.

No que tange a Educação Especial, a UFSCar conta, desde 1978, com o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) e o curso de Licenciatura em Educação Especial (LEESP). O PPGEEs foi o primeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Especial implantado no país, e, desde então, constitui-se no único programa específico na área. O esforço para criar as condições, implantar e consolidar esse Programa resultou no desenvolvimento de um centro de pesquisa ativo e bem avaliado. A produção de pesquisa do Programa tem mostrado um crescimento contínuo em termos quantitativos e qualitativos e sua atuação tem sido fundamental para a formação de recursos humanos em Educação Especial. Além da formação de alunos e da produção de pesquisa, o PPGEEs tem contribuído para o desenvolvimento dos serviços de Educação Especial na cidade de São Carlos e região, bem como em diversos pontos do país. O Curso de Licenciatura em Educação Especial foi criado em agosto de 2008, conforme a Resolução do ConsUni/UFSCar nº 588, e reconhecido pelo MEC em março de 2013 e funciona, desde então, em período integral no campus de São Carlos, com carga horária total de 3.315 horas (4 anos), o curso prevê atividades de caráter prático em ambientes escolares e institucionais, desde o seu início. Oportunizando a formação de professores com competências técnicas, políticas e éticas para o ensino de educandos Público Alvo da Educação Especial (que apresentam deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação), podendo atuar no ensino regular comum, e no especializado, em seus diferentes níveis, realizando atividades de docência, gestão e consultoria especializada, na área provendo o atendimento Educacional Especializado de qualidade previsto na legislação brasileira como direito dos estudantes Público Alvo da Educação Especial.

É importante considerar a baixa inclusão de estudantes com deficiência ou algum tipo de lesão, ou dificuldade pedagógica no ensino superior. É imprescindível que, além da matricula, sejam criados meios para a permanência desses estudantes na Universidade.

Daí a importância da acessibilidade. Acessibilidade, de acordo com a definição dada pela Lei n.º 10.098, de 19 de dezembro de 2000, é a “possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”.

As vagas ofertadas pela UFSCar estão distribuídas em seus quatro campi: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino. O estudante socioeconômico desfavorecido conta com o Programa de Apoio ao Estudante, que busca garantir sua permanência na Universidade. Biblioteca Comunitária (BCo) as pessoas com deficiência visual dispõem do projeto de extensão universitária PROVER – Programa de Atendimento a Grupos Especiais de Usuários, criado no ano de 1997, utiliza softwares específicos e novas tecnologias para facilitar o acesso a todo tipo de informação, eliminando barreiras pedagógicas e integrando o deficiente visual com a sociedade.

 Os candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela Universidade Federal de São Carlos para os cursos de graduação presenciais devem realizar o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, que com base nos resultados obtidos pelos estudantes e respectiva inscrição no Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para maiores informações acesse o Termo de Adesão desta instituição ao SiSU, disponível no endereço eletrônico www.ingresso.ufscar.br

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